Cabo Frio, RJ 20/1/2021 – Um grupo seleto de empresários de software entendeu que para crescer é necessário se unir e aprender uns com os outros os melhores caminhos.
Um grupo seleto de empresários de software entendeu que para crescer é necessário se unir e aprender uns com os outros os melhores caminhos para fazer suas software houses crescerem nesse novo ano.
Um dos setores que menos sofreu com as crises nos últimos anos foi o setor de tecnologia, segundo os dados mais recentes da consultoria IDC o setor acumulou um crescimento de 12,2% no mercado de TI brasileiro no último ano.
A pandemia de coronavírus apresentou as software houses: uma nova realidade onde o que por muito tempo foi adiado no planejamento precisou ser colocado em prática em poucos meses e até dias, sistemas preparados para atender o publico on-line, funcionários trabalhando em home office são apenas alguns exemplos dos desafios que muitas software houses enfrentaram.
No meio de tudo isso, um grupo de 30 empresários tutelados por Thulio Bittencourt, especialista em negócios exponenciais para software houses conseguiu, além de enfrentar a crise que a pandemia causou, ajudar esses empresários a alcançar números impressionantes de crescimento no ano de 2020.
Em entrevista com Thulio Bittencourt ele destacou que a pandemia não quebrou as software houses, afinal os números comprovam que o setor cresceu em 2020, porém, a pandemia quebrou aquelas empresas que nunca se prepararam para viver além do próximo mês, empresas sem planejamento, sem estrutura e principalmente sem método, onde tudo sempre é feito no modo aleatório, onde tudo vai se construindo à medida em que o cliente vai pedindo.
Segundo ele, infelizmente essa é a realidade da maioria das empresas de software do Brasil, tudo começa pequeno com poucos clientes e atendimento personalizado, onde na maioria das vezes o cliente trata direto com o dono da empresa, porém, à medida em que o número de clientes aumenta começa a se instaurar o caos, sem métodos e processos bem definidos as software houses acabam entrando em um ciclo sem fim de muito trabalho e pouco progresso.
O que diversas softwares houses têm feito para definir suas estratégias de crescimento?
Uma das estratégias encontradas pelas software house foi fazer parte de um grupo de empresários de software que juntos compartilham experiências, estratégias e planos de ação para enfrentar as dificuldades impostas pelo mercado.
Perguntado sobre o que mudou depois de entrar para o grupo de empresários, o empresário Flávio Kato um dos diretores da empresa Solus respondeu:
“Hoje o grupo é uma extensão da Solus, é o meu setor de inovação na questão tecnológica, nos ajudando a pensar diferente do que nós achávamos que fazíamos bem feito, ele nos ajuda a implementar a inovação de uma forma mais simples. A sala dos mestres de software nos faz pensar como empreendedor, como negócio e não apenas como uma fábrica de software”.
O empresário Rômulo Araújo, CEO da Mais Sistemas Inteligentes de Manaus, quando questionado sobre o que mudou ao entrar no grupo de empresários respondeu: “Se eu pudesse resumir a transformação que o Grupo do Thulio Bittencourt e toda a sua equipe fez em nossa empresa em uma palavra, seria: posicionamento. A mudança de posicionamento em entender que era preciso sair do meio da operação e olhar a empresa como um negócio de fato, de uma forma mais ampla e assim se colocar no mercado de forma adequada fez toda a diferença, crescemos 300% neste ano, mesmo enfrentando a pandemia, e isso devemos ao Thulio e toda a sua equipe que nos fez entender a importância dessas ações.”
Diante destes depoimentos, demonstrando resultados de sucesso, o empresário Thulio Bittencourt explicou mais sobre a Sala dos Mestres de Software que tem revolucionado as empresas de Software do Brasil.
Thulio Bittencourt relata:
“Nos últimos 3 anos, convivi com muitos empresários de software houses do Brasil que, para minha surpresa, ainda estavam na alucinante busca do código perfeito e sem nenhum planejamento estratégico para suas empresas. Se tornou cada vez mais recorrente a busca por ajuda em seus modelos de negócio, isso chamou muito a minha atenção, pois a cada consultoria prestada os feedbacks recebidos eram incríveis.
Foi então que resolvi criar um grupo para debater estratégias de negócio e revolucionar definitivamente o ramo de software no Brasil.
Durante esse período de acompanhamento e encontros, os resultados já estão aparecendo para os participantes, melhor que influenciar na curva de crescimento dos negócios é definitivamente fazer parte da história deles e essa é a nossa missão.”
Thulio Bittencourt
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