São Paulo, SP 12/11/2020 – A coleção é voltada aos professores e gestores e tem o objetivo de oferecer elementos para reflexão e ação, na inesperada situação de pandemia.

A Editora Biruta lançou “A Educação Infantil e a pandemia”, uma coleção de oito e-books voltada aos professores, gestores e outras pessoas atuantes e interessadas na área, com objetivo de oferecer elementos para reflexão e ação, na inesperada situação de pandemia.
Com organização de Zilma Ramos de Oliveira, cada título da coleção, de autoria distinta, aborda um aspecto diferente. Os e-books vêm sendo lançados quinzenalmente desde setembro.

A crise sanitária global que abalou todos os setores das sociedades, dentre eles o setor escolar, deixou educandos, professores e gestores desorientados e ansiosos.

Com a suspensão das atividades educacionais, obrigando bebês e crianças pequenas a ficarem em casa com os familiares por tempo indeterminado, os professores e coordenadores tiveram que pensar formas de apresentar propostas para a continuidade do trabalho pedagógico.

O que é essencial que se mantenha nessa situação? O que pode ser feito para apoiar as famílias e as crianças afastadas da unidade educacional de Educação Infantil? E quando acontecer o retorno à convivência escolar, como e com que olhar retornar?

Com esse mote a Editora Biruta lançou “A Educação Infantil e a pandemia”, uma coleção de oito e-books voltada às professoras e professores, gestores e outras pessoas atuantes e interessadas na área de Educação Infantil. Seu objetivo é o de oferecer elementos para reflexão e ação, ancorados nas proposições da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, na inesperada situação de pandemia. E, também, possibilitar a assimilação de seus sentimentos em relação a este momento social, com o intuito de que atuem como parceiros das famílias e garantam o vínculo com as crianças.

Cada título da coleção aborda um diferente aspecto. Propõem aprofundar como crianças tão pequenas percebem e reagem a situações críticas, refletir sobre as decisões do professor ou professora na efetivação de ações na pandemia, pensar como o cuidado é uma parte integrante da base da Educação Infantil, junto com as interações e a brincadeira, e como as atividades de cuidado oferecem oportunidades para significativas aprendizagens. Reafirmam também o papel da literatura para os pequenos, de jogos que envolvam as crianças na descoberta do mundo, de experiências com linguagens artísticas e de se ter um ambiente especialmente pensado para acolher crianças e famílias no retorno à unidade.

Com organização de Zilma Ramos de Oliveira – livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, pesquisadora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz e assessora junto ao MEC na elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCCEI) -, cada título da coleção, de autoria distinta, vem sendo lançado quinzenalmente desde setembro.

O grupo de autoras desta coleção há muito trabalha na Educação Infantil, com frequentes contribuições em livros (como “O trabalho do professor na Educação Infantil, 3a edição 2019, Editora Biruta), artigos, formações de professores e gestores e no delineamento da BNCCEI. Todas responderam ao chamado para dar sua contribuição nesse novo tempo, com a certeza de que os pontos expressos na coleção de e-books serão guias básicos para todo o trabalho dos profissionais da Educação Infantil em tempos futuros.

Comercializados separadamente, os títulos têm o valor de R$ 14,90 e estão disponíveis nas principais lojas on-line como Amazon, Google Play, Apple Store, e Kobo.

Mais informações
https://www.editorabiruta.com.br/pages/a-educacao-infantil-e-a-pandemia

Os títulos:

Volume 1
“Quando o retorno é um novo começo”, por Zilma Ramos de Oliveira

Volume 2
“E as crianças brincam!”, por Maria Teresa Venceslau de Carvalho

Volume 3
“Escola, famílias e crianças: continuidade e regularidade”, por Ieda Abbud

Volume 4
“Cuidados na escola e na vida”, por Damaris Maranhão

Volume 5
“A interação dos bebês e das crianças com a literatura”, por Andréa Luize

Volume 6
[em breve] “Tempos de planejar (re)encontros”, por Marisa Ferreira Vasconcelos e Thais Monteiro Ciardella

Volume 7
[em breve] “Reflexões sobre a volta à escola em tempos de isolamento”, por Maria Paula Zurawski

Volume 8
[em breve] “Investigações sobre o mundo que nos circunda”, por Ana Lúcia Bresciane e Priscila Monteiro

Website: https://www.editorabiruta.com.br/pages/a-educacao-infantil-e-a-pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *