São Paulo 6/11/2020 –

O bairro situado em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, reúne belezas naturais e bons serviços.

Reconhecida internacionalmente por suas ondas – que inclusive revelaram campeões do surf – Maresias é um destino que guarda grandes surpresas no Litoral Norte de São Paulo. Situado em São Sebastião, o bairro, além de abrigar completa estrutura de hospedagem, gastronomia e entretenimento, oferece atrações de ecoturismo.

Estima-se que cerca de 85% da Mata Atlântica preservada de São Paulo esteja na região do Litoral Norte e, por isso, ali é possível desfrutar de cachoeiras, trilhas e atividades de aventura. Com isso, quem visita Maresias pode explorar diversos roteiros que integram e conectam à natureza.

Entre os atrativos estão:

Trilha dos Mirantes

Ligando as praias de Maresias e Paúba, a trilha de dois quilômetros proporciona diversos visuais panorâmicos do lugar. Na paisagem, mar, faixas de areia, costões rochosos e muito verde. Curta e com fácil acesso, a Trilha dos Mirantes é um passeio ideal para quem busca contato com a natureza, mas sem muito esforço.

Além disso, para os aventureiros, o final do passeio leva até o Costão da Paúba, local ideal para a prática de rapel. Com dez metros de altura e duas descidas, o rapel de Paúba é indicado para todos os níveis de praticantes, inclusive os corajosos de primeira viagem.

Também dessa trilha sai o acesso para a Praia do Saco, pequena faixa de areia localizada entre Maresias e Paúba, rodeada por pedras e com grande concentração de ouriços e estrelas-do-mar.

Circuito de cachoeiras Ribeirão de Itu

Formado por três cachoeiras, o complexo Ribeirão de Itu situa-se na vizinha Boiçucanga, a pouco mais de 15 minutos de Maresias, no Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar. Com nível moderado de dificuldade, o percurso segue entre rio e mata, levando até as quedas: da Hidromassagem (900 metros), da Pedra Lisa (um quilômetro) e Samambaiaçu (1,2 quilômetro).

Durante o roteiro, além de mergulhar nas águas cristalinas das cachoeiras, é possível observar a rica biodiversidade da Mata Atlântica, encontrando espécies de flora como figueira, bicuíba e a própria samambaiaçu – arvore que dá nome à queda d’água e, em tupi, significa samambaia gigante.

A trilha se divide em duas partes: de um lado, as cachoeiras da Pedra Lisa e da Hidromassagem, sendo a primeira a mais alta do complexo; e do outro, Samambaiaçu, com um percurso mais complicado, mas que é compensado pela exuberante vegetação e poço para banho.

Trilha de Calhetas

Praticamente deserta, a praia de Calhetas, a cerca de 25 minutos de Maresias, só é acessível via caminhada, guardando um visual de areias brancas e águas cristalinas, além de mirantes e uma cachoeira – de onde também é possível fazer rapel.

Biketour

​Explorar as belezas naturais de Maresias de bike também é uma alternativa. Em meio à vasta vegetação do bairro, os amantes das pedaladas podem passar por lugares como o rio Maresias e afluentes, avistar uma grande diversidade de pássaros e árvores e, com sorte, outros animais como capivaras, gambás, lagartos e bugios, comumente encontrados na mata.

Poço do Caetano

Composto por pequenas quedas d’água e piscinas naturais cercadas pelo verde da Mata Atlântica, o Poço do Caetano é um lugar perfeito para relaxar e se conectar com a natureza em Maresias. O acesso tem quase três quilômetros de extensão e pode ser feito a pé ou em um biketour.

APHMBR (Associação de Pousadas e Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias)

Com 41 associados, a Associação de Pousadas e Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias reúne os empresários do trade turístico local, buscando trabalhar a imagem do bairro, otimizar compras e negociações, além de fomentar eventos locais e intervir em busca de melhorias para a praia. Além disso, soma as opções de hotelaria, gastronomia e ecoturismo em um único site, facilitando a divulgação do destino.

Website: http://www.praiademaresias.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *