O mercado de plataformas de desenvolvimento de baixo código (low-code) deve crescer a um CAGR (crescimento composto anual) de 31.3% no período de 2020 a 2030. A pesquisa, desenvolvida pela Research and Markets, indica que o crescimento deve acelerar a partir da pandemia de COVID-19.

Intitulado “Low-Code Development Platform Market Research Report – Global Industry Analysis, Trends and Growth Forecast to 2030”, o relatório aponta que o mercado de plataformas low-code possuía valor de mercado de US$ 12.5 milhões em 2020, e deverá atingir US$ 190 milhões em 2030. 

A pesquisa aponta, ainda, que plataformas de baixo código ou sem código permitem que até mesmo pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre programação possam desenvolver aplicações e softwares.

Como resultado, empresas de TI estão utilizando plataformas de baixo código para reduzir custos e tempo de desenvolvimento, permitindo também soluções de desenvolvimento em nuvem escaláveis que funcionam em regime 24/7. “O futuro da tecnologia e do RPA é no-code/low-code. Uma plataforma RPA intuitiva de arrastar e clicar e no-code/low-code serve justamente por isso; que cada vez mais pessoas entram no mundo da Automação Robótica de Processos, e reduzir a barreira de entrada na ponta da tecnologia é um dos passos mais importantes para a popularização em geral”, afirma Thiago Carlucci, Head de Marketing da ElectroNeek, empresa de software RPA para empresas de TI.