São Paulo 7/2/2022 – Um software ajuda muito o processo de entrega do Imposto de Renda das empresas, menciona Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia.

O sistema de gestão ERP ajuda no processo de entrega do Imposto de Renda das empresas, pois já possui em sua configuração algumas exigências da Receita Federal, como as notas fiscais do consumidor eletrônica, e-Social, o sistema de registro de empresas de trabalhadores temporários, além de colher as informações do registro eletrônico de dados referentes ao livro de apuração do lucro real, do do IRPJ, da contribuição social, entre outros.

O ano começou e os tributos a serem pagos pelas pessoas físicas e jurídicas também. Em março inicia-se a entrega do imposto de renda, mas para as empresas, esse prazo tem que ser cumprido antes com a emissão dos informes de rendimento aos colaboradores. Se o informe for referente ao ano de 2021, a companhia deverá entregá-lo até o dia 28 de fevereiro de 2022.

O Imposto de Renda 2022 é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas e de empresas. O valor é pago de acordo com os rendimentos declarados e tem por objetivo informar e comprovar ao Governo todos os bens e ganhos existentes no ano anterior, e que os mesmos foram adquiridos de forma legal e perante a lei.

Para a pessoa física, a obrigatoriedade da declaração (IRPF) é exigida para aqueles que tiveram um ganho anual superior a R$ 28.559,70.

A contribuição do imposto sobre a renda das pessoas jurídicas (IRPJ) é obrigatória a todas as empresas, sendo que elas têm que declarar as informações das movimentações fiscais e contábeis do seu negócio. O prazo depende do setor de atuação, do período da atividade e outras questões que devem ser analisadas individualmente. As companhias também devem verificar qual a modalidade de tributação que mais se encaixa ao negócio: simples nacional, lucro real, lucro presumido ou lucro arbitrado.

Além disso, as empresas ainda devem fornecer aos seus colaboradores, os informes pessoais de imposto de renda referentes aos ganhos salariais do ano anterior. Esta tarefa geralmente é entregue ao RH e requer muita atenção e disponibilidade de tempo dos funcionários envolvidos.

A declaração do imposto de renda exige muitos detalhes de informações e processos que precisam atender às normas estabelecidas pela Receita Federal. Caso o documento seja enviado fora do prazo ou com dados conflitantes, as empresas poderão sofrer sanções e multas, ou ainda, dependendo do caso, ser acusada de sonegação de impostos.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a taxa de sonegação média caiu de 93% para 15% nos últimos 16 meses. No entanto, especialistas afirmam que um dos principais motivos para que a sonegação ainda seja tão presente no Brasil é a falta de conhecimento ou consultoria tributária, por isso micro e pequenos negócios estão suscetíveis a cometerem falhas em suas operações fiscais, seja declarando tributos a mais, seja sonegando.

Para ajudar neste processo, as empresas podem contar com a ajuda da tecnologia através de um software de gestão ERP, conforme menciona Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia.

Os sistemas de gestão empresarial concentram as informações em um único local, otimizando o cruzamento de dados entre setores e a comunicação entre os departamentos, agilizando assim, a emissão de relatórios. Um bom ERP já possui em sua configuração algumas exigências da Receita Federal, como as notas fiscais do consumidor eletrônica (NFC-e), e-Social e o sistema de registro de empresas de trabalhadores temporários (SIRETT). Ele ainda permite colher as informações através do registro eletrônico de dados referentes ao livro de apuração do lucro real, do IRPJ, da contribuição social e outros documentos.

Um sistema de gestão ERP possui muitas vantagens e pode ajudar na declaração do Imposto de renda das empresas:

– Atualização de dados

O ERP mantém atualizados os dados da empresa em tempo real o que facilita muito a organização e controle das informações para fazer a declaração do imposto de renda.

– Controle financeiro

O software permite controlar com maior precisão os gastos e ganhos da empresa e através de relatórios é possível verificar o que deve ser declarado no IR.

– Concentração as informações

Como as informações são armazenadas em um único local, fica mais fácil e acessível a integração dos dados fiscais, de faturamento, tributários, entre outros, tornando o processo de declaração mais ágil e eficaz.

– Redução de erros

O uso da automação ao fazer a declaração de imposto de renda não apenas melhora o aproveitamento do tempo, mas também minimiza os erros, principalmente os de digitação ou processos manuais.

– Segurança

O sistema de gestão ERP permite o backup das informações e também é possível fazer o armazenamento em nuvem, proporcionando maior segurança contra a perda de dados e ataques cibernéticos. Assim, todas as informações ficam protegidas para que nada se perca na hora de providenciar a declaração do IR.

Consideradas as vantagens de um sistema ERP, as empresas que pretendem implementá-lo devem pesquisar para adquirir o melhor modelo para seu negócio, assim como, contratar uma consultoria especializada para vai auxiliá-las tanto na escolha quanto na implementação do ERP.

O papel da consultoria é aconselhar os clientes na seleção e uso de boas ferramentas de ERP, bem como implementar e gerir os negócios, consoante o cenário de gestão da empresa. Além de sugerir soluções, baseado em dados e informações coletadas no decorrer das etapas do processo desde a implementação do software até a manutenção e acompanhamento de resultados, cita Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia.

Contratar os serviços certos é essencial para o sucesso do funcionamento e otimização do sistema de gestão ERP. As empresas devem se certificar que a consultoria é idônea, possuir experiência e profissionais com expertise no assunto. Isso fará toda a diferença no negócio de cada empresa.

Website: http://www.triyo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *