9/2/2022 – A chegada ao Brasil do veleiro Statsraad Lehmkuhl e da expedição One Ocean, em prol de oceanos sustentáveis, está alinhada com um dos lemas da nossa cooperação

Ocean Alarm acontece nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, das 16 às 17 horas pela plataforma YouTube

Pelo olhar do projeto One Ocean, uma viagem ao redor do planeta a bordo do veleiro Statsraad Lehmkuhl em prol dos oceanos, dois artistas, o norueguês Kenneth Ishak e a brasileira Luiza Lian, dividem o palco virtual para tocar e compartilhar suas preocupações sobre a sustentabilidade dos mares. Durante a apresentação serão exibidos vídeos sobre a expedição e o veleiro e de depoimentos de diplomatas. O evento musical on-line Ocean Alarm é uma colaboração entre o Consulado da Noruega, a Flake Productions e o Flow Creative.

A expedição One Ocean é organizada pela Statsraad Lehmkuhl Foundation em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas. Realizada por um veleiro de 108 anos e 98 metros de comprimento, a expedição partiu em agosto de 2021 da Noruega, para onde vai retornar em abril de 2023, após dar a volta ao mundo. Até essa data, terá navegado 55 mil milhas náuticas durante cerca de 19 meses e visitado 36 portos em diferentes países. 

Ao aportar no Pier Mauá, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, na manhã do próximo dia 23 de fevereiro, o navio-escola norueguês dará início à etapa brasileira da expedição One Ocean, que ficará no país até 26 de fevereiro. “O Brasil e o Rio de Janeiro são parceiros estratégicos e de longa data da Noruega em diversas áreas que perpassam o tema dos oceanos, como ciência, negócios e meio ambiente”, conta Marianne Fosland, cônsul-geral do país nórdico no Rio de Janeiro.

A programação da expedição One Ocean no Brasil inclui reuniões e eventos políticos, culturais e científicos. No dia 24 de fevereiro, o navio-escola sediará o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), realizado pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro com representantes de empresas e autoridades norueguesas e brasileiras.

“A chegada ao Brasil do veleiro Statsraad Lehmkuhl e da expedição One Ocean, em prol de oceanos sustentáveis, está alinhada com um dos lemas da nossa cooperação bilateral: oceano azul, futuro verde”, explica Odd Magne Ruud, embaixador da Noruega no Brasil. 

Parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2020-2030), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a expedição norueguesa tem como principal objetivo chamar a atenção e compartilhar conhecimento sobre o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável numa perspectiva global.

 Evento acessível no link abaixo:

https://www.youtube.com/channel/UCFK8iw3ju_xP0Hv2Xpr3ROA 

Mais detalhes sobre a Expedição One Ocean estão disponíveis em: 

www.oneoceanexpedition.com  (vídeo traduzido)

Website: http://www.oneoceanexpedition.com 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *