Rio de Janeiro, RJ 19/1/2022 – A capacitação é uma excelente oportunidade de geração de renda pois vai ensinar a vender acessórios para o carnaval – Raquel Motta, coordenadora do ESAC

Tecendo Arte é a capacitação voltada para mulheres, donas de casa, trabalhadores informais e estudantes de escolas públicas, a partir de 14 anos, moradoras de favelas cariocas e entorno.

O Projeto Tecendo Arte está com inscrições abertas para o curso gratuito de artigos de Moda e Artesanato Sustentável e Empreendedorismo. Para participar, o interessado deve realizar a sua inscrição através do site www.esac.org.br, no período de 18 a 22 de Janeiro de 2022, e enviar, pelo formulário de inscrição online, a foto do comprovante de residência, do CPF e de um documento de identificação civil, como o RG do participante, e dos responsáveis caso o interessado seja menor de idade.

A inscrição é por ordem de chegada e conta, apenas, com 20 vagas, por turma, e a prioridade na inscrição é para os moradores da região da Cidade de Deus e da Maré, territórios prioritários para o projeto. Os participantes recebem gratuitamente o acesso ao treinamento, material, e-book com moldes e passo a passo, além de lanche no local e o certificado.

A capacitação profissional vai ser realizada em parceria com a Associação de Moradores do Parque Ecológico, localizada na Vila do Pinheiro, na Maré e com a Associação de Moradores AMUNICOM, da Cidade de Deus, e vai beneficiar 40 participantes, a cada bimestre. A capacitação promove o ensino de técnicas artesanais destinadas à produção de carteiras, colares, brincos, tiaras e outros acessórios, a partir de materiais recicláveis, além de educação ambiental e noções de marketing e empreendedorismo digital.

O projeto acontece anualmente, há 11 anos, e já promoveu o reaproveitamento de mais de 45 mil embalagens de caixa de leite, além de outros resíduos sólidos, que se transformam em artigos de decoração e moda feminina. A iniciativa beneficiou, diretamente, mais de 1200 participantes de diversas localidades do Rio de Janeiro e, em 2022, será lançado para ensinar técnicas de criação e vendas de objetos feitos à mão, para incentivar a geração de renda extra em territórios populares. 

Além da capacitação para as jovens e adultas o projeto prevê, também, a realização de oficinas criativas para as crianças, de cada localidade, a cada bimestre, com foco em atividades de desenho e pintura, brinquedo sustentável e educação ambiental, destinadas a incentivar a conscientização ambiental e o consumo consciente entre os participantes e enquanto as mães produzem acessórios feitos à mão, os filhos participam de atividades criativas que estimulam a preservação do meio ambiente para incentivar o cumprimentos dos ODS em prol da Agenda de 2030.

Tecendo Arte foi idealizado pelo Instituto Esac e conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da LAMSA, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e tem o apoio do Instituto Invepar.

SERVIÇO

O Projeto Tecendo Arte está com inscrições abertas para o Curso de artigos de Moda e Artesanato Sustentável e Empreendedorismo, até o dia 22 de Janeiro de 2022, às 18h, através do site www.esac.org.br e as aulas vão acontecer às terças e quintas-feiras, das 13h às 16h, na AMUNICOM, localizada à Praça da Bíblia – Cidade de Deus, Rio de Janeiro – RJ e às quartas e sextas feiras na Associação de Moradores do Parque Ecológico Maré, localizada à Via A-2 S/N – Vila do Pinheiro – Maré – CEP: 21.046-140 – Rio de Janeiro – RJ.

Website: http://ww.esac.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *