Belo Horizonte, MG 27/1/2022 – É um grande marco econômico e social para o Brasil ter este expressivo crescimento de acionistas no último ano em nosso país.

O ano de 2021 foi marcado por muitos acontecimentos importantes no Brasil e no mundo. E no setor econômico, a Bolsa de Valores Brasileira bateu o recorde no número de investidores individuais, atingindo o marco de 4 milhões de investidores pessoa física.

O ano de 2021 foi marcado por muitos acontecimentos importantes no Brasil e no mundo. E no setor econômico, a Bolsa de Valores Brasileira bateu o recorde no número de investidores individuais, atingindo o marco de 4 milhões de investidores pessoa física (PF) em 2021, uma alta de 26% em relação a 2020.

Segundo o relatório da divulgado pela Expert XP, a maioria dos investidores se encontram na faixa etária de 26 a 35 anos, correspondendo a 34,1% dos investidores ativos atualmente. 

A maior concentração dos investidores encontra-se na Região Sudeste do país. Os estados de SP, RJ e MG juntos representam 56,7% dos atuantes na Bolsa no Brasil.

Em 2021, foi superada a marca de 1 milhão de mulheres investindo na bolsa em 2021, com aumento de 36,2%. Apesar de ser um recorde, esse valor ainda é baixo se comparado ao aumento de +60,5% de homens investidores durante o mesmo período.

Mesmo com a queda de quase 12% do Ibovespa, Índice da Bolsa Brasileira, no fim do ano passado, é possível perceber um amadurecimento no mercado brasileiro de investimentos, que contou com aporte estrangeiro que atingiu a marca de R$ 100 bilhões. 

Segundo a Analista Econômica do portal CNN, Priscila Yazbek, este alto fluxo em 2021 se deu pela desvalorização do real, a queda da bolsa e as commodities em alta. Ela explica: “A desvalorização da moeda e a queda da bolsa deixam os investimentos mais baratos para os estrangeiros, que enxergam a B3 como uma grande bolsa de commodities e acabam investindo em ações como Vale, Petrobras e não tanto em ações de bens de consumo. Então, quando as commodities sobem, isso puxa o fluxo para o nosso mercado”.

Para a analista, a previsão para 2022 é que o investimento estrangeiro siga aumentando, pois é esperado uma melhora fiscal, um cenário positivo para as commodities e para os países emergentes e uma continuidade na retomada da economia.

Principais ativos que valorizaram em 2021 para ficar de olho em 2022

No ano de 2021 é possível ver uma mudança de mercado muito interessante, que foi influenciada diretamente pelos novos hábitos adquiridos durante a pandemia de Covid-19. Enquanto as empresas bens de consumo, principalmente as voltadas ao e-commerce, que brilharam em 2020, fecharam o ano passado em queda. 

Entretanto, ao longo de 2021, as primeiras colocadas no recorde de valorização ficaram para ações de exportadoras. As commodities que sofreram impactos altíssimos com o ápice da pandemia e se recuperaram neste ano, atingindo valorizações significativas no mercado durante o ano passado.

A seguir estão as principais que mais tiveram valorização em 2021:

1.Embraer (EMBR3): +180%

2.Braskem (BRKM5): +157

3.Marfrig (MRFG3): +73%

4.JBS (JBSS3): +70%

5.PetroRio (PRIO3): +47%

Como aprender a investir na prática sem arriscar capital 

2021 foi um ano de muitas mudanças no cenário de investimento no Brasil. Muitos investimentos, considerados tradicionais, como a renda fixa e poupança, perderam sua lucratividade para a inflação.

Além disso, também houve uma queda na Ibovespa de quase 12%. foi mais difícil obter retorno real, acima da inflação, em aplicações de renda fixa e em alguns casos de renda variável. 

Mas apesar de um cenário desafiador e emocionante, é um grande marco econômico e social para o Brasil ter este expressivo crescimento de acionistas no último ano, ver a democratização do acesso à informação e busca por uma educação financeira e que impulsiona economicamente o país. 

Nos últimos anos, com o advento da internet e novos canais de comunicação, aprender sobre finanças e simular na prática e sem custo sobre investimentos de renda fixa e variável está a um clique de distância e o número de jovens que embarcam cada vez mais no mundo dos investimentos e o reflexo dessa acessibilidade, de uma consciência financeira e de uma projeção do futuro econômico que será possível vislumbrar e começar a experimentar mais em 2022.

Website: https://vexter.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *