8/2/2022 – As empresas têm que adotar várias estratégias de marketing para chegar ao consumidor final, mas o Marketing de Influência vem se destacando no mercado

Setor cresce em todo o planeta, abrangendo os mais distintos ramos da economia; empresário do ramo de odontologia explica como estratégias de marketing de influência podem ser úteis em sua área de atuação

Muito antes da existência de influenciadores digitais e do específico mercado de Marketing Digital que se configurou a partir da atuação destes profissionais, uma das mais efetivas estratégias de divulgação de produtos e serviços se dava no chamado “boca a boca”. Era assim, na base da indicação e da propaganda espontânea, que se ganhava respeito e confiança dos clientes, fidelizando um público e se estabelecendo na praça. 

Hoje, com o avanço das redes sociais, há quem faça essas divulgações de forma profissional, valendo-se de uma imagem conhecida para impulsionar marcas que, muitas vezes, ainda não são tão populares assim. E esse mercado de Marketing de Influência, que há pouco ainda engatinhava, hoje já movimenta altas cifras: de acordo com pesquisa recente do Business Insider, a previsão é de que, até o final deste ano de 2022, o setor valha US$ 15 bilhões (cerca de R$ 79 bilhões).

Na realidade, tais estratégias de Marketing não nasceram a partir da popularização do uso de redes sociais, sendo antigo o uso de rostos famosos, por parte de grandes marcas do mercado, em propagandas de televisão, jornais e revistas. Mas é fato que a grande visibilidade gerada pelas ferramentas digitais “na palma da mão” potencializou estas ações de marketing. 

Isto pode ser aferido por diversas pesquisas que versam sobre este mercado. Um exemplo disso vem de um estudo do Influencer Marketing Hub, que indica que o retorno sobre investimento (ROI, ou “Return on Investment”, em inglês) no Marketing de Influência é de, em média, US$ 5,78 para cada dólar aplicado. 

A expansão do marketing de influência no mercado brasileiro

Sobre a abrangência do mercado, é possível verificar, atualmente, profissionais das mais distintas áreas valendo-se de tal estratégia. Seja uma grande marca ou uma loja de bairro, um serviço financeiro ou da área de saúde, lá estão os influenciadores digitais a trabalhar pelos “views”, “likes” e, claro, a conversão do cliente. Nesse sentido, 71% dos profissionais de marketing dizem que os clientes ganhos com o marketing influenciador são de qualidade superior aos obtidos com outros tipos de marketing, de acordo com um estudo do Mediakix. 

Para André Tozi, CEO da Sorrix, “cada vez mais as empresas estão entendendo o potencial de se trabalhar com influenciadores, fazendo com que o Marketing de Influência represente uma grande parte das estratégias das marcas”. 

A aderência de uma rede de franquias da área de serviços odontológicos às estratégias de marketing de influência mostra como este mercado tem se expandido cada vez mais, abrangendo empresas dos mais distintos nichos. 

“As empresas têm que adotar várias estratégias de marketing para chegar ao consumidor final. Mas o Marketing de Influência vem se destacando no mercado. Afinal, nada mais convincente do que receber indicações de pessoas que comentam suas experiências pessoais com determinados produtos e serviços”, diz Tozi, que trouxe para a mais recente campanha de marketing de sua empresa os apresentadores de televisão Otávio Mesquita e Nadja Haddad.

A aposta do empresário vai ao encontro de dados como os apresentados por um estudo do Instituto Qualibest, que mostrou que 76% dos internautas brasileiros já compraram algo ou utilizaram algum serviço indicado por um influenciador digital.

“Para 2022, o segmento [do marketing de influência] continuará em crescimento”, acredita Tozi. “O mercado está ainda mais maduro, os consumidores se adaptaram a esta comunicação e este é um caminho sem volta para as empresas que querem se posicionar melhor em suas áreas de atuação”.

Para saber mais, basta acessar o site: www.sorrixfranquias.com.br

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