São Paulo, SP 10/2/2022 – O Wi-Fi 7 oferecerá velocidades 2,4 vezes maiores que o Wi-Fi 6 – mesmo com o mesmo número de antenas

Enquanto o Wi-Fi 6 ganha espaço no mercado, Wi-Fi 7 já começa a ser testado pelos fabricantes e deve chegar ao mercado já em 2023

Apesar de todo o barulho relacionado ao 5G, o Wi-Fi ainda tem um longo caminho pela frente, convivendo por muitos anos com as novas gerações de telefonia móvel de forma complementar. Segundo os especialistas, o Wi-Fi deve continuar a ser o padrão para as redes sem fio, tanto em casa como no escritório, enquanto o 5G seguirá como padrão para a mobilidade.

Segundo as previsões da consultoria Market Intelligence & Consulting, o volume de vendas de dispositivos Wi-Fi foi de 3,1 bilhões no ano passado, sendo 50% deles já compatíveis com o novo padrão conectividade sem fio Wi-Fi 6.

“Em vez de ter aqueles nomes longos e complicados, a nova versão do Wi-Fi 802.11.ax será chamada apenas de Wi-Fi 6. E dentro desse espírito de facilitar nossas vidas, ele já nasce com a promessa de permitir um número maior de aparelhos conectados em nossas redes, seja em casa ou no escritório”, explica Samir Vani, country manager da MediaTek, empresa que lidera o mercado de processadores para smartphones, segundo dados da consultoria Counterpoint Research

Além de suportar mais equipamentos conectados que a versão anterior (o Wi-Fi 5) a nova tecnologia também é capaz de suportar um número maior de equipamentos ligados à rede de maneira simultânea. Essa funcionalidade é essencial para um mundo com número crescente de “coisas” conectadas às nossas redes, principalmente com a popularização da IoT (internet das coisas, da sigla em inglês). De acordo com a estimativa da consultoria Juniper Research, o mundo terá mais de 80 bilhões de conexões de IoT em 2024, contra 35 bilhões registradas em 2020.

Enquanto a versão 6 ganha espaço no mercado, o novo padrão de Wi-Fi já começa a ser testado. Em janeiro a MediaTek anunciou a primeira demonstração ao vivo da tecnologia Wi-Fi 7 do mundo. A iniciativa incluiu duas demonstrações do Wi-Fi 7 para apresentar as altas velocidades e a transmissão de baixa latência da tecnologia.

“O lançamento do Wi-Fi 7 marcará a primeira vez que o Wi-Fi poderá ser um verdadeiro substituto de rede fixa/Ethernet para aplicativos de altíssima largura de banda”, afirma Alan Hsu, vice-presidente e gerente geral da área de conectividade inteligente da MediaTek. Segundo o executivo, a tecnologia Wi-Fi 7 será a espinha dorsal das redes domésticas, de escritório e industriais e fornecerá conectividade para tudo, desde aplicativos de realidade aumentada/realidade virtual multiplayer, games na nuvem e chamadas com streaming de 4K a 8K.

O Wi-Fi 7 oferece recursos completamente novos em todos os espectros disponíveis para uso de Wi-Fi, incluindo 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Ele oferecerá velocidades 2,4 vezes maiores que o Wi-Fi 6 – mesmo com o mesmo número de antenas – já que o Wi-Fi 7 pode utilizar canais de 320 Mhz e suportar a tecnologia de modulação de amplitude de quadratura (QAM) 4K. Outros recursos ​​do Wi-Fi 7 permitem reduzir a latência transmitindo Wi-Fi em várias bandas, além de incluir unidade de recursos multiusuário (MRU) para evitar e reduzir fortes interferências.Os produtos com Wi-Fi 7 devem chegar ao mercado a partir de 2023.

Website: https://www.mediatek.com/products/networking-and-connectivity/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *