Maranhão 9/8/2021 –

Além de proteger o meio ambiente, o reaproveitamento de gás também oferece economia para empresas

Dados disponibilizados pela Agência Internacional de Energia, IEA, trouxeram à tona uma projeção da utilização do biogás e biometano no mundo até o ano de 2040. A expansão esperada é de 40%, e o cenário aponta oportunidade de crescimento na América do Sul. Além disso, o estudo também diz que a energia moderna deve superar a utilização do gás comum, uma vez que o seu custo pode diminuir diante da larga adesão.

No Brasil, a utilização do biogás cresce há algum tempo. No ano de 2019, foram contabilizadas 548 plantas de biogás com fins energéticos no país. Estes produziam 1,3 bilhões de metros cúbicos por ano, de acordo com dados disponibilizados pela UNIDO, Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial. O valor representou crescimento de 36% em relação ao ano anterior.

A empresa Ener, por exemplo, acompanha o crescimento desse mercado desde 2009 quando forneceu sua primeira planta de reaproveitamento de biogás para uma grande empresa de bebidas. “Nos últimos dez anos, vimos o mercado se organizar e a demanda crescer continuamente, a ponto de podermos, hoje, ofertar produtos de alta performance, com tecnologias consagradas e valores de investimentos cada vez mais competitivos para os clientes”, diz o diretor Alfredo Curioni. 

Segundo o empreendedor, grandes empresas dos setores de bebidas e alimentos vêm adotando uma visão de oportunidade econômica e ambiental para seus efluentes e resíduos orgânicos. A área ambiental que tinha uma natureza apenas de compliance, que absorvia recursos das operações, passa agora ter um destaque na geração de energias renováveis, contribuindo para a redução das emissões e subsidiando os custos de energia, seja térmica, elétrica ou mesmo de logística, uma vez que o biometano pode também ter utilização veicular.

Biogás para indústria 

A Ener foi inaugurada em 2010 com objetivos específicos na área de tratamento e purificação de gases, buscando trazer soluções inovadoras para recuperação de energia e de efluentes de processo: um negócio com tendência mundial. A empresa faz parte da HBR Holding Brasil, com mais de 36 anos de experiência no mercado nacional e internacional.

Alfredo ressalta que reutilizar o biogás é sempre vantajoso, em qualquer que seja a aplicação, embora muitas vezes o mesmo ainda seja queimado. “Com as tecnologias oferecidas, recuperamos esse gás, purificamos e devolvemos para o cliente como um gás natural, podendo ser usado como substituto do gás natural ou para geração termelétrica.”

Além da venda de equipamentos e plantas completas de compressão e purificação de biogás, empresas como a Ener buscam uma modalidade de negócio, como a locação com operação e manutenção incluída em contratos de longo prazo. Nesse caso o cliente pode participar do investimento em qualquer percentual acordado. “Recentemente comissionamos três plantas de biometano, uma vendida e duas em contrato de locação, feitas com investimento próprio. Essas plantas vão processar mais de 3,5 milhões de metros cúbicos de biogás por ano, o que representa um potencial de economia de mais de 4 milhões de reais e uma redução de mais de 5.000 toneladas de CO2 emitido por ano em cada unidade”, finaliza Curion.

Para saber mais sobre a Ener, basta acessar: 

https://www.youtube.com/watch?v=r_gdjCNe7rI

https://www.enerbr.com

Website: https://www.enerbr.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *