Rio de Janeiro 3/8/2021 – Estamos vivendo um novo momento como empresa de organização de eventos. O Circuito do Vinho está acompanhando esta nova fase com todos os protocolos de saúde.

Com 70% da população da cidade do Rio de Janeiro vacinada com a primeira dose, o Circuito do Vinho abre as portas para o público com entrada franca e protocolos de segurança sanitária. Diversos estados têm eventos-teste previstos para o segundo semestre de 2021.

O avanço da campanha de vacinação contra a COVID-19 no estado do Rio de Janeiro tem sido o principal motivador da retomada gradual do setor de eventos. A economia criativa foi fortemente impactada durante o período mais intenso de luta contra o novo coronavírus, que se estende desde março de 2020. De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (Abrape), 97% do setor não teve atividades no ano passado, com perda de 450 mil empregos. Esta paralisação representa um déficit de 90 bilhões de reais no faturamento registrado entre abril e dezembro de 2020. 

A realização de diversos formatos de eventos é parte do plano de retomada econômica para o segundo semestre de 2021. A projeção foi feita pelo Ministro do Turismo, Gilson Machado, durante um encontro com grandes empresários do setor de festas, eventos e entretenimento no Rio de Janeiro, em março de 2021. Na ocasião, o ministro projetou o reaquecimento do setor para setembro, como resposta ao avanço previsto na campanha de vacinação contra COVID-19. 

A cidade do Rio de Janeiro fechou o mês de julho ultrapassando a marca de 70% de adultos vacinados com, pelo menos, a primeira dose e 30% com a imunização concluída. De acordo com o site de transparência da campanha de vacinação do Rio de Janeiro, 11.159.914 doses de vacina da COVID-19 foram aplicadas até 31/07. 

À medida em que o vacinômetro avança, o calendário de entretenimento do estado começa a se movimentar. Um dos primeiros eventos a abrir as portas ao público em sua retomada presencial será o Circuito do Vinho, que acontece na Barra da Tijuca, no shopping Aerotown, entre os dias 06 e 08 de Agosto, e tem entrada franca.

Na edição de retorno ao presencial, as organizadoras reforçaram os protocolos de higiene para garantir a segurança sanitária de participantes, expositores e trabalhadores. “Estamos vivendo um novo momento como empresa de organização de eventos. O Circuito do Vinho está acompanhando esta nova fase com todos os protocolos de saúde para que o público se sinta seguro e confortável nesta edição”, pontua Renatha Brasil, cofundadora da Bolsa de Eventos, empresa idealizadora do Circuito do Vinho.

Eventos-teste serão os primeiros passos para a retomada da agenda cultural nacional

Depois de 17 meses de pandemia, organizadores de eventos e governos trabalham juntos para a reinclusão de uma agenda cultural no cenário nacional. O governo de São Paulo, por exemplo, anunciou que realizará 30 eventos-teste na segunda metade de 2021. Além de Rio de Janeiro e São Paulo, há outros estados com testes programados, como Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina.

No pós-pandemia, novos acessórios e hábitos devem seguir fazendo parte das boas práticas na realização de eventos. Durante a divulgação do 27º Boletim Epidemiológico, no Centro de Operações Rio (COR), no início de julho, o prefeito Eduardo Paes destacou que o uso de máscaras e a atenção à higiene das mãos, entre outros protocolos, devem ser mantidos. 

Para garantir o cumprimento dos protocolos, a organização do Circuito do Vinho informou que o uso de máscaras será obrigatório para todos os participantes, durante toda a duração do evento. A entrada será condicionada à aferição de temperatura corporal das pessoas na chegada ao local do evento. “Nós posicionaremos promotores na entrada, eles orientarão os presentes a seguirem os protocolos de segurança. Em pontos estratégicos da planta do evento, pias e totens de álcool em gel serão instalados para uso do público. A preocupação com a saúde dos participantes está refletida também na produção do ambiente. A estrutura possui os fundos e a frente abertos, permitindo assim ampla circulação de ar dentro do espaço”, comentou Renatha Brasil. 

Dia dos Pais de 2021 deve aquecer a economia criativa

Para evitar aglomerações, datas comemorativas, festas e shows vêm sendo substituídos por conteúdos virtuais desde 2020. Aos poucos, estes eventos começam a retornar ao formato físico para atender a uma demanda represada. Para 73% dos brasileiros, o Dia dos Pais será uma ocasião necessária de tranquilidade em meio a um período difícil, de acordo com uma pesquisa do Instituto Behup para CMI Globo, realizada em maio de 2021. A expectativa é de que a data ajude a aquecer a economia em diversos setores como lazer, eventos e presentes. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima 6,03 bilhões de reais em vendas para a data, sendo o maior faturamento desde 2018.

No Dia dos Pais de 2021, os cariocas terão opções de passeio com shows ao vivo e gastronomia. O evento itinerante de vinhos ao consumidor final, Circuito do Vinho, que acontece no segundo final de semana de agosto é uma opção para quem deseja assistir shows, comer e beber. A programação conta com venda de vinhos nacionais e importados, que serão disponibilizados em taças e garrafas, além de provas gratuitas de bebidas em alguns stands. 

A agenda de shows de música ao vivo inclui diferentes estilos, indo do pop rock, passando pelo disco e chegando ao sax. “A programação foi pensada para entusiasmar pais e filhos de diferentes gerações ao som de diferentes estilos. Trazendo um respiro depois em tempos difíceis. No primeiro dia, às 20:30, o show será de Pop Rock dos anos 70,80 e 90, com a Banda G-Max Project. No sábado, às 19:00, realizaremos um Tributo às Danceterias com a Banda Nottunia. Fechando o último dia, no domingo, também às 19:00, receberemos no palco do evento o Love Sax. É ao mesmo tempo um marco de retorno do evento, e também a chance do público de voltar ao entretenimento presencial”, listou a cofundadora do Circuito do Vinho.

 

                         

 

Website: https://www.circuitodovinho.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *