18/8/2021 –

Terceirizar infraestrutura de TI com equipamentos alugados garante manutenção e troca dos eletrônicos com agilidade em caso de problemas técnicos, além de reduzir o custo do investimento inicial em novas máquinas

A era da transformação digital chegou. Depois da pandemia da Covid-19, o mercado educacional precisou se unir, ainda mais, ao universo tecnológico. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), mais de 1,5 bilhões de alunos passaram a estudar em casa no ano de 2020, portanto, as escolas precisaram adaptar-se a essa nova realidade. Surgiram diversas edtechs, plataformas e softwares voltados ao mercado educacional, uma nova realidade na maneira como o sistema de ensino e métodos de aprendizado são percebidos.

Depois de longo período estudando em casa, em decorrência da pandemia, a ideia de voltar às aulas presenciais neste semestre traz expectativas muito altas e ansiedade aos alunos e profissionais da rede de ensino. Muitas instituições aproveitaram esse tempo para reformas e melhorias, mas, se a escola quer alcançar voos mais altos rumo ao modelo de ensino 4.0, é preciso investir em tecnologia e novos equipamentos com salas de aulas colaborativas, com novos notebooks, tablets, estações móveis de computadores e retroprojetores.

O desafio das instituições de ensino neste novo cenário é pensar em estratégias para um desempenho positivo nessa readaptação. A proposta é manter a qualidade, ainda que com o ensino híbrido, e descobrir ferramentas e soluções para os alunos não sentirem o impacto das aulas on-line e presenciais. É necessário um planejamento que envolva tecnologias digitais no processo de aprendizagem, o que requer alto investimento em serviços de manutenção e atualização de maquinário e tecnologia, além dos equipamentos já existentes e descarte dos antigos, configuração de redes internas, novos funcionários e inúmeros gastos adicionais ao cotidiano da operação.

Pensando nisso, Gustavo Pacca, sócio e CTO da Aluga.com, empresa especializada na locação de equipamentos de TI, listou as principais vantagens para o aluguel da infraestrutura de TI para o mercado educacional:

Redução de custos

Para obter uma sala de aula colaborativa, é preciso ter um computador por aluno, o que demanda um alto investimento das instituições de ensino ou órgãos governamentais. Além disso, a locação elimina grande parte da complexidade da compra e instalação dos equipamentos, ou seja, a gestão sobre a aquisição é mais ágil.

Manutenção de TI

Manutenção em dia é um dos principais atrativos do outsourcing de TI, todo o reparo necessário já está embutido no valor mensal, não é preciso ter um funcionário de TI dentro da escola e nem a preocupação de que o aluno, eventualmente, fique sem a máquina, já que a própria prestadora de serviço repõe qualquer equipamento que precise de reparo e resolve por acesso remoto todos os problemas de software.  
Além disso, os equipamentos serão utilizados apenas por um período determinado em contrato, ideal para instituições que querem equipamentos atualizados a cada um ou três anos.

Chromebook

Uma opção inteligente para quem quer alugar equipamentos de TI são os Chromebooks, modelo de notebook já programado para acessar softwares educacionais que promove um total dinamismo nas aulas, além de ser completamente seguro por guardar todas as informações na nuvem.

Vale destacar que a Aluga.com oferece suporte para todos os produtos alugados e a facilidade de contratá-los em grande quantidade de forma rápida, o que atrai muitas companhias que buscam equipamentos com urgência ou que não pretendem adquiri-los para a empresa, ou seja, só usar para um projeto específico, por exemplo.

A rapidez com que o produto chega à mesa do cliente é o diferencial da empresa, que atua com sede no Rio de Janeiro e em São Paulo e pode atender clientes de quase todo o Brasil.   

Website: https://aluga.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *