Cascavel – PR 26/1/2021 –

A fonte de energia limpa, renovável e econômica tem despertado cada vez mais o interesse das empresas do setor público

Não é segredo para ninguém que a geração distribuída (GD), de modo especial a energia solar, vem apresentando um ritmo de crescimento acelerado no Brasil, atingindo mais de 4 GW de potência instalada. Esse desenvolvimento pode ser observado em todas as classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e agora está conquistando espaço, também, em órgãos públicos que buscam por eficiência energética, sustentabilidade e controle dos gastos com energia elétrica.

De acordo com o levantamento realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), as edificações brasileiras correspondem a 15,3% do consumo total de energia, sendo que somente em 2019, o consumo de eletricidade girou em torno de 52% e desse percentual, o setor público correspondeu a 16%. Um dado muito expressivo, já que toda a população está consciente com o consumo sustentável do país.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o Brasil está caminhando para isso, pois já possui mais de 900 projetos de geração solar em órgãos públicos. Isso reflete as tendências mundiais para o setor elétrico do país, de maior descentralização e participação cada vez mais ativa dos consumidores de energia, tanto na gestão da demanda como na produção da própria energia.

A Ilumisol Energia Solar, empresa de geração de energia fotovoltaica, visualizando novas oportunidades de negócios e preocupada com a sustentabilidade do meio ambiente participa de licitações, procedimentos regulamentados pela Lei 8.666/93 e outras normas. Na avaliação do Engenheiro Civil Perito da Ilumisol e responsável pelo setor de licitações e contratos administrativos, Luciano Andrey Schadler, a empresa já participou de aproximadamente 50 licitações no ano passado. “Em 2019 vencemos o montante de 19 milhões de reais voltados para este setor. No ano de 2020, já vencemos aproximadamente 30 milhões de reais e a expectativa é crescer cada vez mais”, conta o engenheiro civil.

Quem também integra a equipe de licitações da Engenharia são os engenheiros Eliasafe Schweig Schwertner e Pablo Diego Mayer. Profissionais extremamente fundamentais durante o processo licitatório, pois garantem qualidade e competitividade da empresa.

Em 2019, a Ilumisol já realizou cinco obras públicas no estado da Bahia para o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT/BA), que contemplaram as cidades de Candeias, Conceição, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna e Valença. E uma outra obra para o Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE/MS). Além dessas, há outras obras que devem ser iniciadas para o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT/BA) nas cidades de: Feira de Santana, Camaçari, Santo Amaro, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.

A Ilumisol também já ganhou licitações na modalidade de fornecimento e entrega de módulos solares, entre eles se destacam algumas importantes conquistas como:

– 6° Batalhão de Engenharia de Construção foram entregues 2 mil módulos;

– Instituto Federal Catarinense foram entregues 20 módulos;

– Instituto Federal do Sertão de Pernambuco foram entregues 30 módulos;

– Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais foram entregues 30 módulos;

– Instituto Federal Sul de Minas foram entregues 10 módulos;

– Instituto Federal do Ceará foram entregues 96 módulos;

– Instituto Federal do Mato Grosso do Sul foram entregues 34 módulos;

– Instituto Federal do Rio Grande do Sul foram entregues 25 módulos;

– Universidade do Oeste do Pará foram entregues 216 módulos;

– Centro de Intendência da Marinha em Natal que recebeu 100 módulos.

 

Lista de obras e de potência instalada:

Câmara dos Deputados: 870 kWp

Defensoria Pública do Estado do Maranhão (3 obras): 28,14 kWp

Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão: 242,76 kWp

PM de Betim – Minas Gerais – Ecos: 1000 kWp

Prefeitura Municipal de São Pedro de Água Branca: 88 kWp

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás: 1.308 kWp

Tribunal Regional do Trabalho da 5° região – Bahia: 2.000 kWp

Tribunal Regional do Trabalho da 23° região – Mato Grosso: 670 kWp

Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul: 164,25 kWp

Grande parte das empresas públicas têm procurado a instalação do sistema de energia fotovoltaica como alternativa para reduzir os impactos com a sustentabilidade. “Outro motivo e, a princípio, o principal deles é devido à economia e à sustentabilidade, quando a geração alcançar números consideráveis serão um grande exemplo para o mundo. Provavelmente em 2025, o setor público no Brasil estará entre os quatro maiores geradores de energia a partir da matriz solar no mundo”, ressalta o engenheiro civil Luciano Schadler.

Benefícios da energia para as obras públicas

Uma das diretrizes do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD) é justamente incentivar o uso de energia solar em obras públicas. Reforçando a tendência, o Projeto de Lei 317/2015, ainda em tramitação no Senado, tem como objetivo obrigar o uso de sistemas de captação de energia solar em prédios da União.

“O setor público terá que inevitavelmente migrar para geração de energia elétrica de fontes alternativas renováveis, principalmente, a energia solar, já que existe em abundância em todo o país. Atualmente, nossos melhores contratos são com o poder judiciário. Acredito que com a retomada do desenvolvimento, o que deve ocorrer em breve é uma demanda de pelo menos três vezes maior que a atual, somente se tratando de licitações”, ressalta Luciano Andrey Schadler.  

A Ilumisol Energia Solar 

A Ilumisol® nasceu da ideia dos seus criadores de oferecer um produto inovador e em alta no mercado. Os módulos solares são, hoje, um produto inovador e estão em alta no mercado, devido à surpreendente economia gerada por eles. O foco é sempre esclarecer todas as dúvidas apresentadas pelo cliente, desde o primeiro contato, passando pela análise de viabilidade de instalação e até mesmo após a entrega dos serviços prestados.

www.ilumisolenergiasolar.com.br 

Website: http://www.ilumisolenergiasolar.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *