São Paulo, SP 27/1/2021 –

De acordo com a IFC/COBRECOM, o número de participantes como profissionais e estudantes dos segmentos de elétrica e de construção civil é bastante expressivo. Além disso, a empresa disponibilizou diversos podcasts e vídeos (da marca COBRECOM Play) sobre importantes temas da instalação elétrica

Desde o início da pandemia da Covid-19, os cursos e treinamentos de capacitação técnica são alternativas para aprimorar e reciclar conhecimentos.

Durante o período, diversas entidades e empresas se consolidaram na organização de cursos, treinamentos e eventos técnicos, principalmente on-line.

No segmento elétrico, por exemplo, a IFC/COBRECOM, que produz fios e cabos de baixa tensão, anuncia números bastante expressivos em seus treinamentos de capacitação técnica.

Mais de 10 mil profissionais (eletricistas, instaladores, especificadores, engenheiros, profissionais de construtoras, estudantes, consumidores e vendedores de lojas de materiais elétricos e de construção civil) assistiram os 240 eventos técnicos organizados pela empresa em 2020 – 208 foram realizados de forma on-line e outros 32 foram presenciais.

“Esses dados são bastante positivos, pois é muito superior a quantidade de pessoas presentes nos treinamentos de 2019, na qual organizamos cerca de 100 palestras e 15 promotorias técnicas (todas presenciais) com a participação de cerca de 5 mil pessoas”, destaca Rodrigo Tanji, Supervisor de Marketing da IFC/COBRECOM.

O profissional ainda revela que diversos fatores contribuíram para essa marca expressiva.

“A IFC/COBRECOM é uma empresa preocupada em transmitir informações relevantes para que todos entendam a importância de não se preocupar apenas com os preços dos produtos elétricos, mas, sim, com a qualidade dos mesmos. Por isso, a companhia está se destacando não só pela qualidade e segurança de seus fios e cabos elétricos, como também pela excelência em propagar conteúdo técnico relevante”, ressalta Tanji.

De acordo com o profissional, com a chegada da pandemia, a empresa acelerou o seu projeto de realizar os treinamentos técnicos de forma on-line, sendo que a internet permite o alcance de profissionais em todas as partes do país e até do exterior.

Treinamentos para diversos segmentos

Segundo o Supervisor de Marketing da IFC/COBRECOM, a empresa está preparada para atender as necessidades de cada perfil do público que assiste a seus treinamentos técnicos.

Por isso, desenvolveu diversos assuntos que são direcionados para cada tipo de público – profissionais da área (eletricistas, engenheiros, estudantes, entre outros), construtoras e também para as equipes de vendas das lojas de materiais elétricos e de construção civil.

Atualmente, a IFC/COBRECOM possui três módulos de treinamento e cinco módulos de promotorias técnicas que são ministradas pelo Instrutor Técnico, Paulo Sandrini. Os conteúdos são:

Módulo 1: “Processo Produtivo e de Qualidade dos Fios e Cabos”;

Módulo 2: “Escolha de Cabos e Linhas Elétricas de Baixa Tensão”;

Módulo 3: “Dimensionamento de Condutores Elétricos”;

Promotorias Técnicas: “Cabos Não Halogenados de Acordo com as NBR’s”, “Fatores que Influenciam no Dimensionamento”, “Isolação de Condutores Elétricos”, “Seção Transversal dos Fios e Cabos”, “Vida Útil dos Condutores Elétricos” e “Cabos para Sistemas Fotovoltaicos”.

“Quanto aos eventos apresentados pelo Hilton Moreno, os conteúdos são montados por ele de acordo com a estratégia da COBRECOM e as necessidades de cada público”, conclui Tanji.

Estudantes e equipes de vendas

A participação dos estudantes que são os futuros profissionais que atuarão no mercado; e também dos vendedores das lojas de materiais elétricos e de construção civil foi maciça nos treinamentos técnicos da IFC/COBRECOM.

“As revendas, atacadistas, distribuidores e os home centers entenderam a importância de capacitar seus vendedores para terem mais argumentos de vendas; e os profissionais sabem da importância de reciclar seus conhecimentos. Já os professores das universidades e cursos técnicos do segmento elétrico entenderam a importância de levar esses conteúdos para os alunos. É um grande movimento de conscientização que queremos causar neste mercado: segurança”, esclarece Tanji.

Em 2020, foram capacitados um total de 1.243 vendedores das Revendas de Materiais de Construção.

Em 2019, apenas 613 vendedores participaram das palestras organizadas para os clientes das Revendas de Materiais de Construção.

Com relação aos Revendedores de Materiais Elétricos os números são ainda mais expressivos: 1.408 vendedores reciclaram seus conhecimentos nos treinamentos da IFC/COBRECOM. (Em 2019, o público presente foi de 263 vendedores).

E para os estudantes foram realizados 8 Treinamentos Técnicos ou Mini-aulas para a Faculdade SATC de Criciúma/SC; para o Senai do Distrito Federal; Senai de Barra Mansa/RJ; Instituto Federal de São Paulo; USP São Carlos/SP; entre outros; com a presença de mais de 500 estudantes.

COBRECOM Play

A marca lançada no 1º Semestre de 2020 é outro destaque da IFC/COBRECOM.

Os conteúdos de áudio e os de vídeos têm o objetivo de publicar diversos assuntos relevantes sobre instalação elétrica em plataformas digitais, na qual basta os usuários clicarem no play para acessar o material.

Ao todo foram lançados nove podcasts que foram idealizados e feitos pelo professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é Consultor Técnico da IFC/COBRECOM; ou pelo Instrutor Técnico da empresa, Paulo Sandrini.

Os podcasts disponíveis são: “A Norma NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão”; “Aterrar e Equipotencializar uma Instalação Elétrica”; “Aterrar e Equipotencializar uma Instalação Elétrica” – Parte 2; “Vida Útil dos Condutores”; “Pode Utilizar o Condutor Neutro como Condutor de Proteção?”; “Dicas Importantes para Acertar na Contratação do Eletricista”; “Tipos de Condutores Elétricos de Cabos de Baixa Tensão e Algumas Características Desse Produto”; “Tipos de Metais que Podem Fazer Parte de um Condutor Elétrico”; e “Cuidado com a Sobrecarga na Rede com as Luzes de Natal”.

Até o momento foi lançado um vídeo com o tema “Saiba mais sobre a isolação dos condutores”, apresentado pelo Instrutor Técnicos da IFC/COBRECOM, Paulo Sandrini.

Os materiais estão disponíveis nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e no site da IFC/COBRECOM: www.cobrecom.com.br.

Em breve, será lançado mais um podcast: “Correta aplicação do cabo PP”, de autoria de Paulo Sandrini.

IFC/COBRECOM: (11) 2118-3200 – 0800-7023163

Website: http://www.cobrecom.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *