Campanha mobiliza centenas de pessoas contra a fome em São Paulo

São Paulo, SP 18/5/2021 –

Segunda edição da Campanha 1818 de combate à fome será lançada no dia 18 de maio com o objetivo de arrecadar 18 mil cestas básicas em 18 dias

A fome avança cada vez mais no Brasil. Segundo levantamento realizado pela Rede Penssan, a insegurança alimentar atingiu 19 milhões de brasileiros no último ano. O número faz parte do total de 116,8 milhões de cidadãos que já enfrentaram algum grau de insegurança alimentar nos últimos meses.

Atualmente, o país se depara com um dado alarmante: 55,2% dos domicílios encontram-se nessa situação, seja leve, moderada ou grave. Tal porcentagem destaca a importância da solidariedade, que se faz ainda mais essencial em tempos de pandemia.

Tendo em vista o alarmante cenário, a segunda edição da Campanha 1818 de combate à fome será lançada no dia 18 de maio.

O objetivo é arrecadar 18 mil cestas básicas em 18 dias. Neste ano, o movimento beneficiará seis instituições: Casa do Zezinho, Ten Yad, Oca – Escola Cultural, Unibes, Lar das Crianças da CIP e ACORDE.

O projeto

Os dados revelam uma alta drástica no número de brasileiros que sofrem com a fome, impulsionada pela pandemia da Covid-19, e o combate à crise foi a principal motivação para criação da Campanha 1818.

A iniciativa foi tomada no ano passado, quando a fome no Brasil se tornou pauta de uma conversa entre amigos, num campo de futebol, causando indignação: “precisamos fazer algo”.

A partir desta conversa, o grupo se uniu com uma meta: arrecadar 18 mil cestas em 18 dias.

“Foi uma loucura”, conta Jane Fucs. “Mas a loucura virou combustível e passamos noites em claro. Ninguém descansava enquanto não batia a meta”, comenta Charles El Kalay.

“E da união, cansaço, luta e força, conquistamos a meta e conseguimos entregar 18.030 cestas, alimentando mais de 18 mil famílias de cinco entidades”, destaca Elisa Nigri.

“A fome não acabou. Está longe de acabar. Sabemos. Mas o trabalho não pode ser em vão”, declara Marcelo Duek, outro organizador da campanha.

“Este ano agregamos mais uma ONG para ser beneficiada pelo projeto, vamos unir esforços com a experiência do ano passado e conseguir ajudar quem precisa”, conclui Cynthia Zaclis Rabinovitz, que está entre o grupo organizador da campanha.

1818 em números:

Total arrecadado em 2020:

Valor líquido: R$ 1.803.086,42

Número de cestas recebidas pelas instituições:

UNIBES: 5.008

Ten Yad: 5.008

Casa do Zezinho: 5.008

Oca Escola Cultural: 2.004

Acorde: 1.003

Total: 18.030 cestas

  • UNIBES (https://unibes.org.br/)

Há mais de 100 anos, a UNIBES oferece auxílio para crianças, jovens, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. A Instituição ajuda atualmente mais de 15 mil pessoas na cidade de São Paulo, tendo como objetivo promover a justiça social e amenizar as dificuldades dos que mais necessitam.

  • CASA DO ZEZINHO (https://novo.casadozezinho.org.br/)

A Casa do Zezinho é uma organização localizada no Capão Redondo, que possui a missão abrir portas para crianças e jovens de baixa renda, que vivem em situação de alta vulnerabilidade social. Atualmente, 1.300 pessoas recebem atendimento da instituição, com refeições diárias e oficinas socioeducativas.

  • TEN YAD (https://tenyad.org.br/)

Desde 1992, a instituição trabalha para melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com serviços nas áreas de alimentação, proteção social e benefícios extras, a organização acolhe e auxilia milhares de famílias.

  • OCA – ESCOLA CULTURAL (https://ocaescolacultural.org.br/)

Em diálogo com a comunidade, escolas públicas e famílias, a organização oferece educação pautada na arte-cultura brasileira e na cultura da infância, objetivando o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos da Comunidade da Aldeia de Carapicuíba – SP e de seus arredores. 

  • ACORDE (http://acorde.org.br/)

Desde 2001 atenderam mais de 137 mil pessoas, a fim de promover o desenvolvimento humano em crianças e jovens de Embu das Artes e Cotia por meio de oficinas de artes, esportes, culinária e meio ambiente, fortalecendo-os para as escolhas do futuro.

  • LAR DAS CRIANÇAS DA CIP (www.lardascriancas.org.br)

O Lar tem como missão proporcionar às crianças e jovens assistidos projetos de educação complementar com ampla programação na área de esporte, arte e cultura, direcionada à ampliação do universo social, cultural e de trabalho, atuando em rede com os serviços públicos.

Redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/campanha_1818/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/curitiba1818

Apoiadores:

Clube Hebraica SP

Confederação Brasileira Macabi

Haverá duas maneiras de doar a partir do dia 18 de maio, às 18h18:

– entrando na plataforma do benfeitoria: https://benfeitoria.com/campanha1818

– realizando um PIX para a chave campanha1818@gmail.com

Formadores de opinião que estão com o projeto 1818: Astrid Fontenelle, Sabrina Sato, Kika Sato, Karina Sato, Amir Slama, Fafá de Belém, Mari Xando, George Israel, Helena Augusta, Mariana Kupfer, Tata Veronese, Camila Campos, Felipe Grytz, Mari Belém, Benjamin Back, Ligya canal Tips, Julie Montgomery.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Timerman Comunicação

Yeda Timerman – yeda@timerman.com.br – 11 98841-2494

Camila Alcantara – camila@timerman.com.br

Share
Publicado por:

Recent Posts

Titulo da noticia para entrega de sprint 34

News title for sprint delivery 34 News title for sprint delivery 34News title for sprint…

3 meses atrás

Ssojioafgjojafjkasbngfoashuasgioasgfklj

JuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliao Cariani 3 é um cara muito legal foi Teste para o corpo 2 Teste…

3 meses atrás

Outro título Outro título Outro título

Quando pensamos em grandes marcas de diferentes segmentos, como Coca-Cola, Disney, Apple e McDonald’s, associamos…

4 meses atrás

Como usar o Google Trends para criar pauta?

As pautas, metaforicamente falando, são as sementes do texto jornalístico. Delas brotam as notícias que,…

12 meses atrás

Gestão eficiente da água é requisito básico para evitar a escassez

Apesar de, durante muitos anos, ter sido considerada um recurso natural infinito, há algumas décadas,…

1 ano atrás

Virgin Media O2 seleciona a Mavenir para implementar sua RAN aberta

A Virgin Media O2 selecionou a Mavenir, provedora de software de rede que está moldando…

1 ano atrás