São Paulo, SP 23/8/2021 – O evento traça um paralelo entre Patrimônio Histórico no Brasil e em Portugal e terá a participação da Universidade de Coimbra, entre outras instituições.

Nesta quarta edição, palestrantes de Brasil e Portugal discutem o tema central do evento ‘Para além das bibliotecas e dos arquivos: patrimônio em papel e outras histórias’ em várias perspectivas

No dia 25 de agosto, acontece o lançamento do 4° SIGESPH – Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Histórico em Contextos Ibero-americanos. Este ano, o tema central do evento será “Para além das bibliotecas e dos arquivos: patrimônio em papel e outras histórias”. O evento é gratuito, online e com certificado. Para participar, é preciso fazer a inscrição através do site https://www.even3.com.br/sigesph/.

A principal característica do evento é traçar um paralelo entre Patrimônio Histórico no Brasil e em Portugal, graças à participação de representantes da Universidade de Coimbra e outras instituições portuguesas que atuam em diversas áreas relacionadas ao tema central, com o objetivo de debater as principais questões que envolvem Patrimônio em Papel nos dois países.

Composto por cinco encontros virtuais, com temas distintos, entre os meses de agosto e novembro, o Seminário trará como novidade a parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo – 8ª região (CRB-8), que passa a integrar o time de participantes e está totalmente integrado ao assunto principal.

No primeiro encontro, o tema que dará início à discussão será “No princípio eram as bibliotecas e os arquivos”, com as apresentações do Prof. João Paulo Avelãs Nunes, da UC/FL/DHEEAA e Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, e da Profa. Alícia Duhá Lose, Filólofa e Paleografa da Universidade Federal da Bahia, seguidas do debate proposto por Marcos Miranda, Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). Essa mesa será presidida por Ana Claudia Martins, presidente do CRB-8.

O público-alvo do evento é formado por bibliotecários e arquivistas, técnicos de Prefeituras e Governos Estaduais, técnicos de turismo e lazer, técnicos em outras empresas e organizações, associações, professores, estudantes e público em geral.

O evento é resultado do esforço do Centro Paula Souza e da Faculdade de Tecnologia São Roque, e conta com o apoio da Faculdade de Letras e Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Universidade de Coimbra, do Departamento de História da PUCSP, do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), da UFBA, da Escola Paulista de Política e Negócios da UNIFESP – campus Osasco, do Governo do Estado de São Paulo, da ARInter (Assessoria de Relações Internacionais) e da Siegel Press.

Para participar do 4° SIGESPH, no dia 25 de agosto, às 18h, é preciso fazer a inscrição antecipada no site do evento https://www.even3.com.br/sigesph/. Será emitido certificado de participação.

Serviço – IV Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Cultural em Contextos Ibero-americanos
Data: 25 de agosto, às 18h (horário de Brasília)
Investimento: gratuito e com certificado
Informações e inscrições: https://www.even3.com.br/sigesph/

Website: https://www.even3.com.br/sigesph/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *