São Paulo, SP 26/2/2021 – As estratégias marketing digital B2B trazem alternativas de geração de conteúdo inteligente e que consiga atrair as empresas do setor.
O marketing digital no B2B é fundamental para criar relações entre as empresas, já que as estratégias utilizadas normalmente são diferentes das usadas no B2C. Por isso, é indispensável entender e conhecer como o marketing digital atua nesse tipo de negócio.
No mundo dos negócios há basicamente dois modelos de negócios: entre empresas e entre empresa e consumidor. Apesar desta segunda modalidade ser a mais popular e é mais visível a todos, é na venda direta entre empresas que acontecem as maiores transações. Desse modo, para vender os produtos ou serviços diretamente para empresas é preciso se aprofundar nas estratégias marketing digital B2B.
O marketing digital reúne técnicas de venda com estratégias de comunicação, visando convencer o público-alvo e torná-lo cliente.
Portanto, as estratégias marketing digital B2B trazem alternativas de geração de conteúdo inteligente e que consigam atrair as empresas do setor. Para falar melhor sobre o tema, os próximos tópicos trarão todos os detalhes sobre esse modelo de comunicação.
O que é marketing B2B
De forma simples, o marketing B2B é a estratégia de vendas que empresas utilizam para comercializar seus produtos com outras empresas.
Para que isso tenha efeito prático, no entanto, é preciso que as estratégias marketing digital B2B levem em conta os interesses do negócio. Isso porque um administrador de empresas costuma tomar decisões baseado em resultados, valores, custos e eficiência, por exemplo.
Sendo assim, o marketing B2B não pode se deixar levar pelos textos e conteúdos mais simplistas, que prometem a solução de todos os problemas. É necessário mostrar que compreende o problema, as soluções já tentadas e que está trazendo uma alternativa mais eficaz. Construindo tal roteiro, as estratégias servirão como iscas para futuras negociações.
Diferença entre marketing B2B e B2C
Como já mencionado anteriormente, o B2B é a definição da relação entre duas empresas do mercado, em que uma presta serviços ou vende produtos para outras. A iniciativa de vender, por óbvio, parte dos vendedores, que se utilizam das estratégias marketing digital B2B para realizar o negócio.
No entanto, conforme aponta o livro “The Ultimate Sales Machine” , de Chet Holmes, somente 3% do público-alvo está realmente interessado na compra daquele produto.
Portanto, a principal tarefa das estratégias marketing digital B2B é converter ao menos uma parte dos 97% em consumidores ativos da empresa.
Já no mercado de marketing B2C a comunicação deve ocorrer de forma mais direta e objetiva. Ou seja, é preciso destacar a marca e o produto, construindo um sentimento de confiança e respeito com os consumidores.
Entretanto, esse trabalho acontece em um cenário em que o público-alvo está muito mais propenso a consumir o produto. Sendo assim, bastaria apresentar as qualidades e custo-benefício de cada item e tê-los disponíveis no varejo.
Além disso, uma diferença bem evidente entre as estratégias marketing digital B2B e o marketing B2C é que em cada um deles o público-alvo é movido por diferentes razões.
No B2C, por exemplo, a emoção, a compulsão, o desejo e o pertencimento são sentimentos que, explorados da forma correta, trazem bons resultados. Em contrapartida, no B2B é preciso mostrar razão, coerência, pesquisa, resultados e por aí vai.
Quais tipos de empresas devem adotar estratégias marketing digital B2B?
Embora já seja bastante conhecida no mundo dos negócios, as estratégias marketing digital B2B ainda geram dúvidas entre empresários e gestores.
Sendo assim, uma das principais dúvidas que surgem é: quais tipos e segmentos de empresas devem investir nesse mercado? Pois bem, é importante partir do pressuposto de que é fundamental para todos os tipos de negócios investir em comunicação e marketing.
Dito isso, há segmentos que exigem atitudes mais incisivas na abordagem, como encaminhamento de e-mails, por exemplo.
Desse modo, as empresas de B2B que atuam com produção de conteúdo e soluções tecnológicas devem ser as principais a investir nas estratégias, pois estão em um segmento que demanda sempre novos serviços, o que abre espaço para novas parcerias.
Abaixo estão algumas das principais empresas que devem investir no marketing B2B:
Produtoras de conteúdo;
Soluções tecnológicas;
Gestão de Recursos Humanos;
Serviços de Logística;
Fornecedores de matéria-prima e insumos;
Entre outros.
Como aplicar o marketing digital B2B
Já entendendo melhor como funcionam as estratégias marketing digital B2B e de que forma elas podem beneficiar os negócios, agora é importante entender como utilizar estas estratégias e onde usá-las.
Os conteúdos de valor, por exemplo, que são aqueles textos com informações, dados e contextualização, são interessantes para se usar em blogs, sites e também no e-mail marketing.
No entanto, se o objetivo é apenas “jogar uma isca” e converter leads para as plataformas, o uso das redes sociais se mostra essencial para tal estratégia.
Vale ressaltar, entretanto, que o direcionamento das estratégias marketing digital B2B deve ser feito por uma equipe de comunicação, a qual tem conhecimento de mercado para tomar as ações que geram mais engajamento.
A seguir estão os principais canais em que o marketing B2B pode render bons resultados:
E-mail mkt
Redes sociais;
Blogs;
Sites;
YouTube;
Webinars.
Website: https://www.legions.biz/