Qual a diferença entre os buscadores Bing e Google?

Quando falamos em realizar pesquisas na internet, a primeira coisa que vem à cabeça é: qual buscador irei utilizar (mentira, nós utilizamos o Google, mesmo)? Existem inúmeros buscadores com a mesma finalidade, onde os mais conhecidos nesse quesito são o Bing e o Google.

Mas será que existe alguma diferença entre eles?  Vamos saber agora o que diferencia um do outro nos resultados de buscas.

Layout

Ao abrirmos o buscador da Microsoft, digitando www.bing.com.br, no navegador, podemos notar que de cara, que o Bing nos dá todas as ferramentas existentes, para realizarmos as nossas pesquisas. Onde podemos pesquisar, na Web, Imagens, Vídeos, Mapas, …

Tela Inicial Bing
Tela Inicial Bing

Por sua vez, ao digitarmos www.google.com.br, a empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin, nos apresenta um layout mais limpo, onde essas mesmas opções e muitas outras, serão exibidas após digitarmos o termo a ser pesquisado. A única exceção são os botões “Pesquisa Google” e “Estou com sorte”, lembrando que o último, exibe o primeiro resultado da sua pesquisa de forma direta.

Tela Inicial Google
Tela Inicial Google

Retorno da Pesquisa

Em uma pesquisa simples, sem nenhuma restrição, utilizando o termo “Descobrimento do Brasil”, sem aspas, o total de resultados encontrados foram:

  • Google: 380.000
  • Bing: 2.560.000.000

Vale lembrar que esses números levam em consideração vários fatores, como sites ativos, existência do termo pesquisado e muito mais. E que esses valores, a cada nova pesquisa, podem ser alterados.

Os 10 primeiros resultados

De cara, o buscador do Bil Gates mostrou-se mais simplório, trazendo resultados somente para o termo pesquisado. O Google por sua vez, fora os resultados da pesquisa, exibiu também imagens e um vídeo, relacionado ao termo “Descobrimento do Brasil”.

Analisando a primeira página, dos 10 (dez) resultados da pesquisa 06 (seis) foram iguais. O Bing, “parece” que considerou uma “url principal” que tinha o termo exato da pesquisa e o excesso da palavra “Brasil”, comparando com aqueles resultados não exibidos pelo Google. Já o Google, deu destaque a um portal conhecido, em sua busca, no caso, o IG. Algo que podemos dizer, como “fonte confiável”.

Termos relacionados

Sempre que pesquisamos algo em ambos os buscadores, são exibidos outros termos relacionados a pesquisa. Apesar de todos terem trazido termos relacionados ao conteúdo pesquisado, ambos trouxeram alguns termos diferenciados, mesmo assim, relacionados com a busca.

Pesquisa relacionada Bing
Pesquisa relacionada Bing

Restringindo a pesquisa

Ao restringir a pesquisa para o mesmo termo, “Descobrimento no Brasil”, apenas no Brasil, retornaram resultados similares, a diferença é que o Google utiliza Snippets, a posição 0, com o objetivo de dar destaque a um site em relação ao termo pesquisado.

Ambos, excluíram o Wikipédia, por não ser um site brasileiro e o Bing dessa vez, incluiu o UOL, como “fonte confiável”.

Procurando pelo termo em uma frase

Quando utilizamos a aspas no início e no final do termo buscado, como por exemplo “Descobrimento do Brasil”, com aspas, estamos dizendo aos buscadores que retornem os resultados com base no termo completo, onde o mesmo esteja em uma determinada frase do texto.

Google:utilizando aspas na pesquisa
Google:utilizando aspas na pesquisa

Nesse caso, os números foram os seguintes:

  • Google: 500.000
  • Bing: 741.000

Sem efetuar nenhum filtro por localidade, o Google trouxe as mesmas informações, que trouxera anteriormente, ao restringir a busca por país. O Bing, por sua vez, trouxe resultados de vídeos e imagens sobre o termo pesquisado.

Bing: exibição de imagens e vídeos relacionadas a pesquisa
Bing: exibição de imagens e vídeos relacionadas a pesquisa

Lembrando que o mesmo ocorre, quando pesquisamos outros termos.

Mas, existe diferença entre o Bing e o Google?

Sim, existe diferença nos resultados que ambos os buscadores retornam. O Bing, a grosso modo, adora um conjunto de palavras chaves nos sites, em compensação, o Google, adota um conjunto de técnicas que priorizam sites mais conhecidos e com uma autoridade maior sobre aquele assunto. Independente disso, ambos respondem fielmente a sua pesquisa e não influenciam no resultado final.

Mas, agora, uma pergunta: Para você, qual o melhor buscador Google ou Bing?

Deixe o seu comentário