Email Marketing

Email Marketing

Email Marketing é a utilização do email como ferramenta de marketing direto. Atualmente, ele é uma das principais ferramentas de divulgação de produtos e serviços na internet. Por isso, o Email Marketing é bastante importante para as empresas no relacionamento com clientes.

Email Marketing e o SPAM

Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é essencial ao Email Marketing o consentimento do cliente (também chamado opt-in), que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes.

Utilizações do Email Marketing

Seguindo esses princípios éticos, o Email Marketing pode ser usado na oferta de produtos e serviços, na promoção de itens adicionais e de interesse específico, bem como em campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário.

Também é utilizado para envio de informativos periódicos, notícias, artigos e comunicados internos. Na organização de eventos, por exemplo, o marketing por email pode ser aplicado para a distribuição de convites, confirmação de presença e agradecimento de participação.

Benefícios do Email Marketing

Nesse sentido, as empresas que adotam o Email Marketing têm uma série de benefícios:

  • proatividade – em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
  • interatividade – o cliente interage imediatamente com a mensagem;
  • segmentação – é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade;
  • personalização – a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
  • mensuração – o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real.

Diferenças entre Email Marketing e a Mala Direta

Em comparação com a mala direta, por exemplo, o Email Marketing oferece grandes vantagens. A primeira delas é a velocidade. Enquanto que, pelo correio, a mensagem tradicional leva de três a cinco dias para ser entregue, utilizando a Internet, o cliente a recebe imediatamente.

Outra vantagem é a economia, pois a comunicação digital reduz custos de criação e envio, bem como elimina despesas de impressão e manuseio. Além disso, a praticidade também é uma vantagem, pois, no relacionamento por email, é necessário ter apenas o nome e a caixa postal eletrônica do cliente. Já por mala direta impressa, são necessárias várias informações: rua, bairro, cidade, estado e CEP.

Mensuração

Nas ferramentas mais modernas de Email Marketing é possível acompanhar o resultado das campanhas em tempo real (enquanto a campanha é enviada). Uma informação importante sobre disparos de e-mails é que devem ser realizados sempre pela mesma conta de email, pois muitos sistemas hoje contam com autenticação de contas (ou filtros anti-spam) que exigem inserção de dados por seres humanos para garantir que não foram robos que enviaram a mensagem.

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